Compartilhamento e mobilidade
BikePel começa a operar nesta sexta-feira
As cem bicicletas nas cores amarela e preta já estão em Pelotas e vão ficar espalhadas por 14 estações
Paulo Rossi -
O serviço de compartilhamento de bicicletas, BikePel, será lançado esta semana em Pelotas. A empresa responsável pela Zona Azul, a Serttel, responderá pelo serviço, que poderá ainda comentar com outras prestadoras. Na sexta-feira (4), os pelotenses poderão usufruir de uma frota de cem veículos de duas rodas, disponíveis das 6h às 22h, com o valor de R$ 1,50 para cada deslocamento de 15 minutos.
A estrutura contará com 14 estações espalhadas pela cidade. As seis planejadas para funcionar nas áreas internas e próximas aos campi Anglo, Campus II, Faculdade de Educação Física (Esef), Faculdade de Medicina (Famed), Centro de Engenharias e Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão suspensas. Ao menos por enquanto.
Antes mesmo do serviço ser regulamentado por meio do decreto municipal número 6.165/2019, a UFPel era vista como uma parceria forte para a manutenção do serviço. Com foco na comunidade universitária, entre discentes, docentes e servidores, quatro estações de entrega e retirada das bicicletas estavam previstas para os espaços dentro dos campi e outros dois nas proximidades da instituição. Contudo, por conta do atual contingenciamento de verbas nas universidades e institutos federais, ainda não há certeza sobre a participação da universidade na iniciativa de mobilidade urbana sustentável. “A situação dos bloqueios nos impediram de assinar o contrato. Nós lamentamos”, explica o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), Otávio Peres.
Ao invés desses pontos, a Serttel está em tratativas para que sejam deslocados às grandes avenidas da cidade, como a Fernando Osório, Domingos de Almeida e Duque de Caxias. Para isso, ainda é aguardada a aprovação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), pasta responsável pela fiscalização do serviço.
Ainda indefinido
Em maio, o Ministério da Educação (MEC) anunciou um bloqueio de 30% nas verbas das universidades e institutos federais. A UFPel teve R$ 29 milhões do orçamento bloqueado, desde então as negociações da participação no BikePel se arrastam. A ideia inicial era que a instituição disponibilizasse valores específicos de créditos para a comunidade acadêmica, sem custos aos professores, técnicos administrativos e estudantes. “Seria uma forma de complementar o transporte de apoio, desafogando os ônibus da UFPel e estimulando uma alternativa sustentável”, lembra Peres.
A indefinição quanto à parceria da UFPel levou ao adiamento do lançamento oficial, antes previsto para a primeira quinzena de setembro. “A não participação deles mudou todo o projeto”, afirmou o representante da Serttel em Pelotas, Vitor Barboza. Mesmo sem a parceria, o BikePel será lançado no dia 4.
Como funciona o sistema do BikePel
As cem bicicletas nas cores amarelo e preto ficam espalhadas por 14 estações no mapa da cidade, funcionando no sistema dockless: em um raio de poucos metros, o usuário deixa o veículo e finaliza a viagem. Todo sistema funciona por meio de aplicativo, no qual ocorre o controle dos créditos e o tempo de deslocamento. Cada pedalada de 15 minutos terá um custo de R$ 1,50. Ou, então, um passe mensal pode ser adquirido por R$ 20,00. Os créditos do app da Zona Azul - o mesmo do estacionamento rotativo - podem ser usados para a locação das bikes. Os dois apps são interligados pelo sistema da Serttel, com base no cadastro do usuário.
Para retirar o veículo, basta mirar a câmera do app para o QR Code instalado na roda traseira. As viagens também podem ter paradas, usando o mesmo sistema de trava com a câmera. Mas é preciso ficar atento: a cada 15 minutos além do tempo previsto, R$ 1,50 é cobrado de excedente da tarifa. Caso entregue a bicicleta nos locais fora da zona de cobertura, o usuário pagará multa de R$ 30,00. O serviço funcionará das 6h às 22h, ainda sem perspectiva de ampliar para uma cobertura 24h.
A trava que libera as viagens usa um painel solar para manter a bateria carregada. Durante o período fora do horário de funcionamento, as bikes com pouca bateria são levadas para a base, onde são colocadas para carregar as baterias. Os técnicos e mecânicos da empresa ficam de prontidão para eventuais problemas nos veículos.
Confira os locais das estações*
1 - Praça Coronel Pedro Osório, próximo ao Casarão 3
2 - Praça Conselheiro Maciel
3 - Praça Domingos Rodrigues
4 - Parque Dom Antônio Zattera, pela lado da avenida Bento Gonçalves
5 - Parque da Baronesa, pela esquina da avenida São Francisco de Paula
6 - Avenida Dom Joaquim, próximo ao Colégio Cassiano do Nascimento
7 - Praça do Colono, avenida Fernando Osório com a rua Marcílio Dias
8 - Rótula da avenida Bento Gonçalves com avenida Ferreira Viana
9 - Saúde Maior, na Beneficência Portuguesa
10 - Parque Una, localizado no bairro Areal
* Ainda não há a definição dos pontos nas avenidas Fernando Osório, Domingos de Almeida e Duque de Caxias
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